Fasciíte plantar é um processo inflamatório ou degenerativo que afeta a fáscia plantar e corresponde a 80% dos casos de dor no calcanhar.
- Quem tem fasciite plantar?
Pessoas com encurtamento da cadeia posterior, aqueles que trabalham muito tempo em pé, corredores e obesos (IMC>30) têm mais risco de desenvolver esta patologia. - Como ela se apresenta?
A queixa mais frequente é a dor plantar no calcanhar ao ficar em pé pela manhã ,ou ao se levantar após um período sentado ou deitado, que melhora após alguns passos. - Preciso fazer algum exame para o diagnóstico?
O diagnóstico é clínico e, na maioria das vezes, não são necessários exames complementares. Os exames são solicitados quando se quer afastar outros diagnósticos diferenciais. - Tratamento
O tratamento inicialmente é conservador (não cirúrgico) e se baseia no uso de medicações analgésicas e anti-inflamatórias, na modificação de calçados e na fisioterapia motora (com enfoque no alongamento da cadeia posterior). O tratamento cirúrgico é realizado para os raros casos de dor refratária ao tratamento conservador.
Curtiu? Compartilhe esse post com seus amigos que treinam. 😉